Espero que aproveitem as questões abaixo para auxiliá-los na preparação para as provas deste segundo bimestre (com a pátria de chuteiras) do corrente ano.
Nesta postagem disponibilizo questões envolvendo "casos de Probabilidade em Genética" e "IIª. Lei de Mendel", dentro, é claro, do que abordamos em aula. Boa Sorte!
Se você quer ler sobre as "postagens antigas", na barra lateral esquerda desse blog, clique nos links referentes ao "Arquivo do Blog"; há, principalmente, questões dos bimestres anteriores.
Saudações marxistas comSe você quer ler sobre as "postagens antigas", na barra lateral esquerda desse blog, clique nos links referentes ao "Arquivo do Blog"; há, principalmente, questões dos bimestres anteriores.
beijos paulofreireanos do
Prof. Léo.
P.S.: - Deu pra notar que este e outros de meus blogs estão de "cara nova"?!
Observação: Desta vez, optei por deixar o gabarito (resposta e explicação) de cada questão próximo à mesma, principalmente para facilitar o estudo de vocês:
1ª QUESTÃO: Um casal deseja ter três crianças, sendo a primeira menino e as duas últimas meninas. Qual a probabilidade de isso acontecer?
RESPOSTA: Observe que o casal deseja que a primeira criança seja menino e a segunda seja menina e a terceira seja menina; observe, também, que a ocorrência de qualquer um dos eventos não exclui a possibilidade de ocorrência de outros (eventos independentes). Como a probabilidade de nascimento para cada menino, e igualmente para cada menina, é de , aplicando-se a “regra da multiplicação” (ou “regra do E”), temos:
P (♂ e ♀ e ♀) = (1/2) X (1/2) X (1/2) =1/8
2ª QUESTÃO: (Unifor-CE) Qual a probabilidade de um casal de heterozigotos para um par de alelos ter um descendente do sexo feminino homozigoto dominante?
RESPOSTA: 1/8
Raciocínio:
Probabilidade de nascer criança do sexo feminino ou, simplesmente, P (♀) = 1/2
Probabilidade de nascer criança homozigota dominante, ou, simplesmente, P (AA) = 1/4
Então, a probabilidade da criança ser do sexo feminino E homozigota dominante é:
P (♀ e AA) = (1/2) X (1/4) = 1/8
3ª QUESTÃO: Um casal tem cinco filhas. Qual a probabilidade de a sexta criança desse casal ser do sexo masculino?
RESPOSTA: 1/2
4ª QUESTÃO: QUANTOS gametas pode formar o indivíduo de genótipo AaBBQqTT ?
RESPOSTA: 4 (quatro), aplicando-se a fórmula 2n (dois elevado a n), onde n é o número de genótipos híbridos (pares de alelos diferentes) dentro do genótipo maior.
RESPOSTA: Lei da Segregação Independente dos Fatores.
6ª QUESTÃO:
O famoso genótipo DIÍBRIDO é: | |||
RESPOSTA: E( ) AaBb |
Nenhum comentário:
Postar um comentário